Isilda Margarida
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música de Coimbra, tendo concluído o Curso complementar de Piano em 1982, na classe do professor Mário de Sousa Santos. Entre 1982 e 1984 frequentou a Academia de Música Pio XI de Macau, onde trabalhou com o professor Stuart Bonner em diversas disciplinas como Piano, Análise e Composição e Coro. Concluiu em 1990 o Curso Superior de Piano no Conservatório de Música de Coimbra, na classe do professor José Carlos Travassos Cortez. Em 1997 concluiu a Licenciatura em Ensino da Música (área de Piano na classe do professor Álvaro Teixeira Lopes). Entre 1999 e 2004 frequentou também o curso de Canto da Escola Superior das Artes e do Espectáculo (Instituto Politécnico do Porto), na classe do professor José de Oliveira Lopes.
A sua experiência vocal remonta à participação, desde bastante jovem, como elemento do naipe de contraltos em vários coros (Coro do Conservatório Regional de Música de Coimbra, Coro da Academia de Música Pio XI, de Macau, Coral de Letras da Universidade de Coimbra, Coro Misto da Universidade de Coimbra, Coro de Câmara do Conservatório de Música de Coimbra e Grupo Vocal da Fundação Cupertino de Miranda), tendo participado também como solista em várias obras para coro, solistas e orquestra sob a batuta dos maestros José Ferreira Lobo, Virgílio Caseiro, António Saiote, Gunter Arglebe, Barbara Franck, António Vassalo Lourenço e José Filomeno Raimundo.
No âmbito da sua actividade como maestrina, frequentou o V Curso Internacional de Direcção Coral de Sines, ministrado pelos mestres John Ros, Edgar Saramago e Vianey da Cruz e o V Curso Internacional de Música Vocal, na classe de Direcção Coral dos maestros António Vassalo Lourenço e Paulo Lourenço. É, desde 1991, maestrina do Grupo Vocal Ad Libitum, e entre 1994 e 1998 foi também responsável pelo Coro de Professores de Coimbra. É membro fundador do Choral Æminium (associação de vários coros da cidade de Coimbra), pertencendo à sua direcção artística e tendo dirigido, no concerto inaugural, a Missa em Ré de Dvorák, no dia 8 de Dezembro de 2001, na Igreja de S. José, em Coimbra. Desde 2005 pertence ao Ensemble Vocal ADARTE, participando como cantora e co-directora artística.
É professora efectiva do Conservatório de Música de Coimbra, leccionando desde 1986/87, as disciplinas de Piano, Formação Musical e Classe de Conjunto e pertence à Direcção Pedagógica da Escola de Música São Teotónio. Desde 2005 colabora com a Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra onde dá formação na área do Canto.