RECITAL DE PIANO
 
 
Rui César Vilão

Iniciou a aprendizagem do Piano com a Profª Manuela Pamplona. No Conservatório de Música de Coimbra, frequentou as classes de Piano dos Profs. Luís Batalha e Isilda Margarida e concluiu, em 1997, o Curso Complementar de Piano.

Mais recentemente, tem-se dedicado ao estudo da técnica e interpretação organística. No Conservatório de Música de Coimbra frequentou a classe de Órgão da Profª Rosa Amorim Resende e integra, desde 2002, a classe do Prof. José Carlos Oliveira. Conclui o III Curso Nacional de Música Sacra (2003-2006), organizado pelo Secretariado Nacional de Liturgia da Conferência Episcopal Portuguesa, na classe de Órgão (A). Desempenha, desde 1998, as funções de organista na Paróquia de S. José (Coimbra), acompanhando o respectivo grupo coral litúrgico. Colabora, desde 2001, com a Escola Diocesana de Música Sacra de Coimbra na classe de Piano/Órgão.

Tem colaborado, a solo ou como pianista/organista acompanhador, em inúmeros concertos, destacando-se a participação como organista na "Missa em Ré Maior", de Dvórak (concerto inaugural do Coral Aeminium), na "Missa em Mi bemol Maior" de Rheinberger (com o Grupo Vox Etherea), na "Via Crucis" de Liszt e na "Oratória de Natal" de Saint-Saëns (com o Orféon Académico de Coimbra), nas Cantatas BWV 4 e BWV 147, de Bach (com o Coro Misto da Universidade de Coimbra e a Orquestra de Câmara de Coimbra), no "De Profundis" de Arvo Pärt (com a Capela Gregoriana Psalterium) e na primeira audição moderna do "Stabat Mater" de José Maurício (concerto inaugural da Orquestra de Câmara de Coimbra, agora Orquestra Clássica do Centro). Integra a Capela Gregoriana Psalterium, de que é membro fundador.

Paralelamente, desempenha as funções de Assistente no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, onde é também estudante de Doutoramento em Física Experimental.

Coimbra, Abril/2007
 
    
© in situ - design&code|2007